28/10/2008

Compreender o incompreensível.

Quando tentamos entender uma idéia, temos de ter o trabalho da recriação mental do ambiente que foi gerado pelo autor, no momento da mesma.
Pois seria impossível reviver os conceitos ou até mesmo tentar recriar a idéia tida, simplesmente lendo ou ouvindo a grosso modo.

Lembro-me de um livro que li a pouco mais de um mês, onde era mostrada uma linha de raciocínio político feita por Nicolau Maquiavel, e fiquei horas remoendo a mesma idéia para tentar traduzir para os meus dias o conceito perfeito que tinha lido, e mesmo assim entendendo a idéia e passando longo tempo viajando no que li, acredito que ainda tenho que entender mais.

Depois disso tudo paro pra pensar quantas vezes li algo por ler e não dei o valor devido a este momento, seu que pouco é o que podemos tirar de proveito da literatura nacional atual, mas ainda sim acredito que poderia ter idéias e conceitos hoje muito diferentes se a forma com que foi introduzido em minha mente tal conceito tivesse sido trabalhada.

Mas antes tarde do que nunca, parto de já, hoje marco em minha vida como o ponto inicial de minha conversão a novas idéias de avaliação do que a mim é apresentado.

Nenhum comentário: